A empresa tem buscado parcerias no Brasil de incentivo a projetos ligados à promoção da cultura brasileira, como expressão de sua filosofia de que a empresa só pode crescer apoiando as comunidades e os países onde atua. Há quase dez anos, a empresa patrocina filmes de grande sucesso nacional. Segue abaixo uma lista dos principais projetos culturais patrocinados pela Chevron e pela marca Texaco:

• Margaret Mee e a Flor da Lua (2013), filme documentário produzido pela EH Filmes e dirigido pelo cineasta Malu De Martino sobre a artista ilustradora botânica inglesa Margaret Mee. Ganhou o prêmio de melhor filme no Festival do Cinema Brasileiro de Londres.

• Música no Museu (2013), uma edição especial do programa - 41 concertos gratuitos de música erudita apresentou mulheres brasileiras e estrangeiras em centros culturais, teatros e outros locais em todo o Rio de Janeiro.

• Rumos da vida: histórias de sonhos, escolhas e superação (2013), um livro publicado em parceria com o Museu da Pessoa, com 47 mulheres oriundas dos projetos sociais patrocinados pela companhia. No livro, elas contam como superaram desafios e alcançaram o sucesso.

• Mulheres que Inspiram Mulheres (2013), uma série especial de palestras na Casa do Saber, no Rio de Janeiro. O evento contou com três encontros com personalidades como Nélida Piñon, Mary Del Priori e Mirian Goldenberg, que falaram sobre a vida e a trajetória de Rachel de Queiroz, da Princesa Isabel e de Leila Diniz, mulheres de destaque na história do Brasil que serviram de inspiração.

• À Beira do Caminho (2012) um filme dirigido por Breno Silveira e produzido pela Conspiração Filmes. O filme conta a história de um motorista de caminhão que decide deixar sua cidade natal e viajar por todo o país.

• A Mulher Invisível (2009), um filme produzido pela Conspiração Filmes e Warner Bros. e dirigido por Claudio Torres. A história é sobre um homem abandonado por sua esposa e que se apaixona por uma vizinha que não existe.

• Dois Filhos de Francisco (2005), um filme produzido pela Globo Filmes e dirigido por Breno Silveira. O filme conta a história de Francisco, um homem simples e pobre, cujo sonho era ver os filhos se tornarem cantores famosos e faz todos os esforços para que isso aconteça. O filme é baseado em uma história real sobre uma famosa dupla de cantores.