A Chevron desenvolve um Projeto de Educação Ambiental (PEA) na área influência do Campo Frade, em municípios do Rio de Janeiro e Espírito Santo com o objetivo de fomentar ações educativas  visando a organização comunitária de jovens ligados à pesca para a participação na gestão ambiental, no âmbito do Licenciamento Ambiental.

O projeto, que se chama Rede de Estudos para o Meio Ambiente (Rema), é uma condicionante de licença, sob acompanhamento e avaliação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

O PEA da Chevron está sendo implantado nos municípios de Cabo Frio, Macaé, São João da Barra, São Franscisco de Itabapoana (RJ) e Itapemirim (ES) em 2013. A intenção é preparar os jovens para participar de processos de gestão ambiental de suas comunidades.

O Rema trabalha com uma média de 15 jovens por município, na faixa etária de 16 a 24 anos. Nesta primeira fase do projeto, o grupo está se concentrando no resgate da história da pesca na região.  O objetivo é promover o reconhecimento e a valorização da identidade da comunidade pesqueira e o sentimento de pertencimento dos jovens a essas comunidades. É possível acompanhar a agenda do projeto por município no site www.projetorema.net e no Facebook do Rema.