Filme patrocinado pela Chevron sobre a botânica que desbravou a flora da Amazônia, está na mostra competitiva do evento

O filme Margaret Mee e a Flor da Lua, projeto da EH Filmes, dirigido pela cineasta Malu De Martino e patrocinado pela Chevron, será exibido no dia 7 de outubro, às 17h, como parte da mostra competitiva do Festival de Cinema do Rio.

O documentário sobre a ilustradora botânica inglesa Margaret Mee, editado a partir de imagens filmadas na Amazônia em 2011, gira em torno dos esforços da pesquisadora para registrar o desabrochar noturno da Flor da Lua, uma planta rara. Para desenhar este momento especial, no qual a planta exala um perfume exótico, ela dormiu na floresta, sozinha, como relata no filme um dos seus guias na época.

O filme traz depoimentos inéditos de pessoas que conviveram com a artista (1909-1988), que viveu no Brasil durante 36 anos e devotou a vida a viajar acima do rio Amazonas e dos seus vários afluentes, realizando 15 expedições em que coletou e pintou várias plantas da Amazônia. Entre seus famosos registros da flora brasileira, destacam-se as reproduções de orquídeas e bromélias.

“A Chevron está muito orgulhosa de patrocinar um filme que homenageia uma ilustradora botânica que é tão importante para o conhecimento da flora brasileira. O projeto foi escolhido justamente por essa importância, que está alinhada com a  filosofia Chevron de apoiar iniciativas que destacam o papel da mulher e da proteção do meio ambiente”, explica a Gerente de Comunicação e Responsabilidade Social da Chevron, Lia Blower.

Margaret Mee e a Flor da Lua

Clique no cartaz e confira o trailer do filme Margaret Mee e a Flor da Lua.